Insolação


insolação


O que é?

Os cavalos preferem climas mais frios porém, embora se adaptem bem em qualquer região do mundo, um clima temperado e tropical semelhante ao nosso do Brasil, que faz muito calor e dias abafados, é propício à insolação (também conhecida pôr termonose).
Portanto quando o cavalo é obrigado a trabalhar durante longo tempo sob o sol forte, ou fica trancado em lugares abafados e quentes,ou em pastos onde não há sombra para refrescar, não basta o animal suar e respirar para tentar equilibrar sua temperatura do corpo.
Devido a isso, o sangue começa circular lentamente e o cérebro pode perder o comando do corpo.

Sintomas:

Os primeiros sintomas são: ficar inquieto, violento ou, ao contrário, apático e as vezes apresenta sangramento nasal.

O que fazer?

A primeira medida é chamar com urgência o seu veterinário e enquanto aguarda sua chegada, pode-se refrescar o animal no vento e na sombra, lavar as narinas e anus e colocar regularmente panos molhados na região do pescoço e peito e também nos rins e cabeça.

Atenção: 

Há medicamentos que você pode usar, como injeções intramusculares no peito mas sempre antes de receitar confirme com seu veterinário se há necessidade e os procedimentos corretos do manuseio do medicamento.Em casos extremos, o animal se deita e morre em algumas horas.
Então tome cuidado para não deixar o seu cavalo nessas condições.

Precauções:

Evitar a insolação é fácil, basta não deixar seu animal exposto demasiadamente ao sol.
Para isso certifique-se que exista uma árvore ou algo que faça sombra no piquete em que o cavalo será solto durante o dia.
E não exagere no trabalho em um dia de sol muito quente, porém, caso não tenha escolha, lembre-se de vez em quando dar um fôlego e água ao seu animal e, se possível, umedecer seu pescoço e peito.