Fressian

fressian


A cor negra tapada, suas longas crinas sedosas, seu basto rabo e os abundantes pelos cobrindo os cascos são as principais características morfológicas desta linda raca.
Além disso, seu temperamento amigável, porém vivo, e sua grande vontade de agradar e aprender, fazem desse animal um ser impressionante e especial.

História

Originário da FRÍZIA, litoral norte dos países baixos, o Friesian tem aptidão tanto para montaria quanto para atrelagem e seu temperamento dócil e amigável o credencia para os vários níveis de adestramento, mesmo para amadores e crianças.
A data de origem desta raça é imprecisa, mas é certo que o cavalo era famoso na Idade Média, pois é achado em trabalhos de arte daquele período.
A raça quase foi extinta no começo do século XX, mas foi reconstituída a partir de 3 garanhões que sobreviveram à primeira grande guerra.
Esta raça especial está presente em muitas ocasiões. A Rainha da Holanda é uma grande incentivadora da raça e adora essas pérolas negras reais para suas cavalgadas nos bosques e praias, ou para atrelá-los em sua carruagem dourada puxada por 8 cavalos Friesian.
No adestramento, Peter Spahn tem brilhado com um friesian em Grand Prix e a indústria do cinema também descobriu o cavalo Friesian, como nos filmes Eragon, The Mask of Zorro, Alexander, The Chronicles of Narnia e Clash of the Titans.

Aprovação
Os garanhões Friesians passam por quatro aprovações até obterem uma licença temporária para reprodução.
Os animais que são selecionados para a segunda comissão possuem o título STER (`Estrela’), que representa uma morfologia e andamento acima da média da raça.
Depois de serem aprovados pela quarta comissão, passam a ser designados como: Verrichtings-Onderzoek. (Um teste de alta exigência que dura 70 dias.)
No mundo, apenas de 1 a 4 garanhões a cada ano conseguem obter esta cobiçada licença. Esta licença é apenas temporária e só depois de uma verificação de sua progênie ela poderá, ou não, ser convertida em uma licença definitiva.
Também para éguas existe uma certificação elaborada para obter os direitos exclusivos para possuir certificados como: Stamboek, Ster, Preferent, Prestatie, Sport, Kroon ou Model.
Fonte: Site Oficial da raça. cavalofriesian.com

Friesian
Friesian

Friesian