Arabe

cavalo arabe6


Conta a lenda que o cavalo Árabe originou se quando Alah disse ao Vento Sul: "Transforme-te em carne sólida, pois de ti farei uma nova criatura, para honra do Meu Sagrado Senhor”.
Por ter vivido muito tempo sob condições adversas no deserto, o Árabe tornou se um animal rústico,mas muito dócil e dedicado, pois compartilhava da tenda dos beduínos durante as tempestades.
Tempos atrás, as éguas eram mantidas como parte da família e alimentadas com tâmaras e leite de camelos.
As fêmeas sempre foram preferidas na seleção da raça por serem mais mais calmas e quietas.
Essa personalidade foi desenvolvida porque os cavalos eram considerados instrumentos importantes durante os saques realizados pelos beduínos na antiguidade.
A cauda sempre embadeirada, uma das maiores características do Árabe, deve-se á falta de uma vértebra.
A raça foi introduzida no Brasil no ínício do século e atualmente o país é o terceiro maior criador do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá .

FICHA TÉCNICA

* Origem:Oriente Médio.
* Peso:Macho 400 a 500 Kg ;Fêmea 350 a 450 Kg.
*Altura: entre 1,45m a 1,58m
* Porte: médio
* Pelagem: tordilha, castanha, alazã e preta, todas com suas respectivas variações. Baios e pintados não são vistos como PSA.
* Cabeça - Parte superior é maior em proporção ao volume do corpo. É apurada, pequena e fina, com forma triangular que diminui rapidamente.
- Perfil côncavo
- Olhos bem afastados, arredondados, grandes, escuros e proeminente; bem posicionados para uma melhor visão. Tem uma pequena protusão na frentenque se estende ate pouco abaixo dos olhos - chamada de "jibah” - que é muito apreciada pelos árabes.
- orelhas são menores nos machos que nas fêmeas, atesouradas, bem implantadas e de grande flexibilidade.
- narinas largas, dilatadas, finas e flexíveis a fim de proporcionar maior conforto no deserto, fechando-se para evitar a entrada de areia.
* Andamento: trote
* Temperamento: cavalo de vivacidade marcante, fogoso, possuidor de grande inteligência, corajoso, leal, paciente e dócil. * Aptidão: Participa de esportes hípicos, salto e adestramento em categorias intermediárias, hipismo rural, enduro e trabalho agropecuário. Bom desempenho em corridas de longa distâncias e enduro, por ser um cavalo muito resistente.
* Inseminação Artificial: Só a quente , no máximo 7 éguas por coleta.

Arabe
Arabe

            Arabe
Arabe