Anglo-Arabe


anglo arabe


Resultado do cruzamento do Puro Sangue inglês com o Árabe é invenção atribuída aos franceses. As primeiras experiências para a obtenção do Anglo-Árabe foram feitas pelo príncipe Lambesc, em 1750, quando dirigia o Haras Du Pin.
O objetivo de Lambesc era o de produzir um animal que fosse ágil, resistente e inteligente como o Árabe, mas também que tivesse o porte, a velocidade e a coragem, características próprias do Puro Sangue Inglês.

Se a iniciativa dos cruzamentos foi do príncipe Lambesc, coube ao hipólogo Gayot, no entanto, o título de idealizador da raça.
A explicação é a seguinte: Gayot desenvolveu um criterioso trabalho de seleção da tropa Anglo-Árabe depois da queda de Napoleão Bonaparte, que apesar de utilizar como montaria de suas tropas o Anglo-Árabe, ironicamente quase extinguiu a raça ao inserir uma porcentagem maior de Sangue Árabe em detrimento do P.S.I.

A reorganização da tropa Anglo-Árabe na França pós era Napoleônica, só foi possível com a aquisição de animais ingleses.Em 1843 Gayot assumiu a direção do Haras Pompadour, levando para estes criatório os animais que vinham sendo selecionados em Du Pin desde os anos 20.A Seleção desenvolvida por este hipólogo se baseava na utilização de garanhões Árabes em matrizes inglesas.

A partir de 1880 o Anglo-Árabe passou a ser cruzado entre si, num porcentual mínimo de 25% de sangue Árabe.Em anos mais recentes os franceses tem cruzado o Anglo-Árabe com cavalos da região da normândia e germânicos, objetivando obter animais mais robustos próprios para a prática hípica.

Grandes destaques nos esportes hípicos, o Anglo-Árabe é muito selecionado na Inglaterra, país que desenvolveu sua criação paralelamente à francesa, além da Polônia , Espanha e Alemanha, onde é utilizado como melhorador de produtos destinados ao hipismo.

No Brasil, o Anglo-Árabe chegou oficialmente na década de 70, tendo sido introduzido pelo arabista Nagib Audi. Com registro paralelo na Associação do Cavalo Árabe criado no País tem sido grande destaque no hipismo rural, Concurso Completo de Equitação e hipismo clássico.

Anglo Arabe
Anglo Arabe

Anglo Arabe
Anglo Arabe