Check'Up

check up

É sabido que olho do dono não engorda apenas o boi, mas também o cavalo ninguém mais interessado do que o proprietário, na saúde física e mental do seu companheiro de lazer e de competições.
Sem falar no investimento representado, entre custos de aquisição e manutenção de um bom cavalo.Apresentamos a seguir um roteiro pequeno, porém completo, que ajudar á você a checar não apenas a saúde e a disposição do seu animal, como também as instalações e itens de manejo.
A versão mais elaborada não consome mais do que 10 minutos, mas pode ser resumido para 5, quando a situação exigir.Procure fazer desta checagem parte da sua rotina diária, levando em conta que é sua familiaridade com o normal que o habilitará a detectar os primeiros sinais de anormalidade prevenindo problemas e economizando o seu dinheiro.


cocheira
Como está a aparência geral das cocheiras?
Enquanto você caminha pelo corredor até a baia de seu cavalo,observe e absorva a impressão geral do lugar.
Está limpo e varrido? E os cavalos (todos eles, não apenas o seu), estão olhando pelas portas, atentos e espertos, demonstrando assim, saúde e disposição, em vez de indiferença ou até medo do mundo que os rodeia?
Os tratadores estão trabalhando normalmente, ou sentados aos pares e trios batendo papo?

Interior das Baias
Ao entrar na baia do seu cavalo, qual a primeira impressão, e principalmente o primeiro cheiro – de serragem seca e cavalo limpo, ou de vapores de amônia e "cavalo molhado”?

Qual a situação da cama?
A serragem deve estar seca não só na superfície porém também em profundidade. A presença de placas "ocultas” de urina e serragem molhada indica uma limpeza deficiente nas baias. Uma boa profundidade de serragem é de 20-30cm e o mínio aceitável, 10cm. O cocho de água está limpo? E o de ração?





estado do cavalo
Como está o estado geral do cavalo?
Olhe para seu cavalo como se estivesse vendo pela primeira vez na vida, e pergunte-se: ele está feliz e saudável?
Ele confia nas pessoas ou está receoso com alguma coisa?
Se alguma dessas respostas for negativa, você tem problemas a resolver.
Repare principalmente no brilho do pêlo, se o animal é curioso e amistoso em relação a você, e se ele tem apetite.
Todo cavalo saudável e guloso, mesmo que tenha acabado de comer a ração.
Ele sempre deverá se interessar por alguma guloseima,açúcar, cenouras ou uma maçã. Aliás, trazer sempre um petisco para seu cavalo ajudará a fazer com que ele conheça e goste de você.

Estado das pernas do cavalo?
Após este primeiro exame visual, passe a uma rápido exame físico, começando pelas pernas.
Observe se as quatro pernas estão "secas”,ou seja, sem aumento de volumes anormais para aquele animal,especialmente na área de boletos e tendões.
Se o cavalo estiver em posição de descanso com um dos posteriores flexionado anime-o a dar alguns passos, dentro da baia mesmo,e observe se ele distribui o peso por igual sobre as quatro patas no momento em que ficar parado novamente.