Castração

Castrar !!!! ou Não ?
Castrar ou nao
Eis a Questão !

O conhecimento do desenvolvimento embrionário e anatômico do aparelho reprodutor equino são fundamentais para diferenciar o que é normal e, assim, diminuir as conseguencias graves de uma castração inadequada.

As complicações decorrentes da castração podem ser causadas por reações individuais do cavalo,mas tambem por atos clínicos-cirúrgicos realizados por leigos,que muitas vezes oferecem serviços a preços irrisórios ou sem custo algum .

Como em qualquer ato cirurgico,o cavalo deve ser examinado e avaliado clinicamente por um especialista para a correta indicação da técnica e do acesso a serem aplicados. Os riscos anestésicos devem ser discutidos e demonstrados,juntamente com esclarecimento sobre possíveis complicações pós-cirúrgicas.

As complicações mais comuns da castração incluem o edema pós-cirúrgico, hemoragias execessiva, eventração, funicultires, peritonites, hidrocele, danos ao pênis e a continuidade do comportamento de garanhão.

A Decisão do Criador

O animal castrado parece, a muitos, um cavalo que perdeu algo, como valor comercial menor e sem impeto machista de um garanhão.
Felizmente, esta mentalidade já esta sendo alterada por boa parte dos criadores e sendo bem assimilada tambem pelos proprietários finais.
Um animal inteiro tem por finalidade transmitir a seus descendentes sua características externas de uma boa conformação agregadas ao histórico genético de seus antepassados e á excelência esportiva ou linhagens de conformação, seguindo está linha de raciocínio, a dúvida de castrar ou não um animal deve ser do criador, e não do proprietário final, que mantem o animal para esporte e lazer.

Mudança de Comportamento

O Comportamento de um cavalo castrado muda? Sim e muito!
A testosterona, hormônio androgênico, produzidos pelos testículos é responsável pela libido, irá diminuir muito com a retirada das estruturas.
Externamente, não há diferença, mas o cavalo castrado fica mais calmo, menos estressado, perdendo gradativamente a libido, passando a se alimentar melhor e ganhando peso acentuado, com um comportamento cada vez mais pacato.

O instinto sexual do animal castrado vai diminuindo aos poucos, até que termine a quantidade de testosterona circulante, quando ele perde a capacidade de fecundar, esse tempo levará de 45 a 120 dias.

Castrar
Castrar